https://livros.uems.br/index.php/Editora/issue/feed Editora UEMS 2023-07-31T16:30:08+00:00 Eliane Souza de Carvalho editorauems@uems.br Open Monograph Press https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/47 Garantia de vaga de emprego para as pessoas com deficiência fora da lei das cotas 2022-11-08T20:55:05+00:00 Manuella de Oliveira Soares manuella@uems.br <p class="p1">Não há dúvida de que o trabalho é uma atividade fundamental para a espécie humana, uma vez que desperta nas pessoas o sentimento de utilidade e de pertencimento, favorecendo as relações interpessoais e as conquistas em âmbito pessoal, social e profissional. Nesse cenário, a importância do trabalho na vida das pessoas com deficiência é ainda maior, pois contribui para o desenvolvimento de sua autoestima e confiança, garantindo-lhes, também, a inclusão social. Por isso, a inclusão desse grupo no mercado de trabalho, em especial nas empresas privadas, significa a própria viabilização do progresso social democrático.</p> <p class="p2">O presente livro propõe-se a demonstrar que a Ação Civil Pública pode ser instrumento de efetivação do direito das pessoas com deficiência ao trabalho quando utilizada para garantir vagas de emprego em empresas que não se incluem na Lei de Cotas. A ideia é demonstrar que somente com a plena e efetiva inclusão na sociedade de todos os grupos minoritários é que se poderá falar em Estado igualitário, garantidor da dignidade da pessoa humana.</p> <p class="p2">Tenha uma ótima leitura e aproveite a reflexão!</p> 2024-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Manuella de Oliveira Soares https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/53 Diálogos comunicacionais na América Latina 2023-05-08T19:41:43+00:00 Maria Cristina Gobbi cristina.gobbi@unesp.br Everson Umada Monteiro everson.monteiro@uems.br <p><strong>Diálogos comunicacionais na América Latina: produção, vivências e fatos</strong> reflete sobre as contribuições de mulheres latino-americanas para a construção do saber no campo da comunicação. Dividida em 10 capítulos, a obra retrata o cenário do campo comunicacional pelas perspectivas de importantes pesquisadoras da área, no intuito de possibilitar o avanço na produção do conhecimento e (re)conhecer a natureza do espaço comunicativo-produtivo ocupado por elas.</p> <p>A obra traz resultados e discussões feitas por discentes e professores durante o segundo semestre letivo de 2021 na disciplina <em>Matrizes Comunicacionais Latino-Americanas</em>, ministrada pela professora doutora Maria Cristina Gobbi e integra o rol de especialidades do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).</p> 2024-03-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Everson Umada Monteiro, Maria Cristina Gobbi (Organizador) https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/68 UEMS 30 anos 2023-07-31T12:16:31+00:00 Celi Corrêa Neres celi@uems.br Maria José de Jesus Alves Cordeiro maju@uems.br Erika Kaneta Ferri erika@uems.br Sandra Espíndola Macena sandraesp@uems.br <p class="p1"><span class="s1">O </span><span class="s1">tempo, inexorável, põe tudo em perspectiva. Quando se olha para trás, toda uma carga emocional irrompe, com força, uma força imensurável que nos aprisiona. Este livro é tessitura de muitas mãos, mãos jovens e sonhadoras, não tão jovens, mas ainda sonhadoras, de professores e profissionais técnicos que ansiaram e lutaram para que o sonho de uma universidade pública, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada que fosse a face do Mato Grosso do Sul, se tornasse realidade. A primeira universidade estadual acolhia profissionais vindos de todos os estados da federação, sobretudo, de Mato Grosso do Sul. <strong>UEMS 30 anos</strong> é fruto de seres desejantes, desejantes de conhecimento, científico, empírico,da alma humana, de sensibilidades. A obra, que procura retratar os sentimentos individuais e coletivos construídos ao longo dos 30 anos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a UEMS, nasceu de cada um desses seres, dos mais recônditos municípios aos mais centralizados, até chegar à capital; todos tiveram voz. Que a leitura deste texto leve a tempos sonhadores e desejantes, ao futuro, recheado de perspectivas de crescimento pessoal e de possibilidades de realização dos sonhos de cada jovem que pretenda se profissionalizar com qualidade, competência e, principalmente, visando um mundo mais humanizado.</span></p> 2023-12-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Celi Corrêa Neres, Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Erika Kaneta Ferri, Sandra Espíndola Macena (Organizadoras) https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/69 UEMS 30 anos 2023-07-31T16:30:08+00:00 Celi Corrêa Neres celi@uems.br Maria José de Jesus Alves Cordeiro maju@uems.br Erika Kaneta Ferri erika@uems.br Sandra Espíndola Macena sandraesp@uems.br <p><span class="s1">O </span><span class="s1">tempo, inexorável, põe tudo em perspectiva. Quando se olha para trás, toda uma carga emocional irrompe, com força, uma força imensurável que nos aprisiona. Este livro é tessitura de muitas mãos, mãos jovens e sonhadoras, não tão jovens, mas ainda sonhadoras, de professores e profissionais técnicos que ansiaram e lutaram para que o sonho de uma universidade pública, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada que fosse a face do Mato Grosso do Sul, se tornasse realidade. A primeira universidade estadual acolhia profissionais vindos de todos os estados da federação, sobretudo, de Mato Grosso do Sul. <strong>UEMS 30 anos</strong> é fruto de seres desejantes, desejantes de conhecimento, científico, empírico,da alma humana, de sensibilidades. A obra, que procura retratar os sentimentos individuais e coletivos construídos ao longo dos 30 anos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a UEMS, nasceu de cada um desses seres, dos mais recônditos municípios aos mais centralizados, até chegar à capital; todos tiveram voz. Que a leitura deste texto leve a tempos sonhadores e desejantes, ao futuro, recheado de perspectivas de crescimento pessoal e de possibilidades de realização dos sonhos de cada jovem que pretenda se profissionalizar com qualidade, competência e, principalmente, visando um mundo mais humanizado.</span></p> 2023-12-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Celi Corrêa Neres, Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Erika Kaneta Ferri, Sandra Espíndola Macena (Organizador) https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/51 Literatura e Linguística 2023-04-24T17:36:55+00:00 Altamir Botoso abotoso@uol.com.br Daniela Raffo Scherer doutorandadaniela@gmail.com <p>O livro Literatura e Linguística: possibilidades de leitura enfoca as inter-relações entre linguística, literatura e outras formas narrativas como é caso de filmes, videoclipes, tirinhas cômicas, revistas em quadrinhos etc.</p> <p>Nos quatorze capítulos que compõem a obra, verifica-se que há um propósito de se conectar não só a linguística e a literatura, mas também outros campos do saber, com intuito claramente interdisciplinar, para valorizar e ampliar as possibilidades de análise e interpretação de distintos formatos de textos literários (em prosa, em verso, em formato fílmico, musical etc.), que poderão servir como material complementar para as aulas de professores do Ensino Médio e de universidades.</p> 2023-12-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Altamir Botoso, Daniela Raffo Scherer (Organizador) https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/46 Direitos Fundamentais dos povos indígenas 2023-04-05T20:18:08+00:00 Marília Rulli Stefanini mariliastefanini@yahoo.com.br <p class="p1">Direitos Fundamentais dos povos indígenas: a inefetividade no contexto sul-mato-grossense discute a inefetividade dos Direitos Fundamentais no que diz respeito aos povos indígenas situados no estado de Mato Grosso do Sul, considerando que tais direitos devem ser reconhecidos de forma decolonizada, para que sejam efetivados conforme as culturas dos povos e suas relações jurídicas. A obra sustenta, portanto, a necessidade de diálogos interculturais, no intuito de minimizar as atrocidades perpetuadas por uma cultura ocidentalizada, fazendo-se imperiosa, para isso, a participação direta dos povos indígenas nas decisões do Estado, o que é sugerido neste livro, a partir de algumas hipóteses de solução.</p> 2023-07-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Marília Rulli Stefanini https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/62 Ao belo cabe prender o cisco 2023-05-11T18:54:31+00:00 Joyce Alves joycemiuki@hotmail.com <p>Ao belo cabe prender o cisco: a parresia literária nas crônicas de Clarice Lispector é resultado de uma pesquisa maior em torno da obra A descoberta do mundo, da escritora Clarice Lispector, que reúne cerca de 400 crônicas, inicialmente publicadas no Jornal do Brasil, entre as décadas de 1960 e 1970. Ao belo cabe prender o cisco propõe dois novos termos para caracterizar a particular narrativa da escritora: o primeiro caracteriza a própria cronista como preceptora, porque capta dados da realidade social promovendo uma mudança de lugar epistêmico, isto é, conduz o leitor a ter a mesma percepção que a escritora tem, sem, no entanto, “sair” do seu lugar epistêmico; o segundo termo é parresia, que traduz a “ousadia” e o engajamento da escritor ao tratar de assuntos de cunho social e político, tais como a fome, a pobreza e a situação do país durante o regime ditatorial. Embora a obra de Clarice Lispector seja abordada por muitos pesquisadores e a partir de inúmeras perspectivas, este livro contribui para pesquisas acadêmicas, sobretudo aquelas que pretendem aprofundar os estudos sobre as crônicas de Lispector e, até mesmo, ir além ao identificar as características de cronista preceptor e a parresia literária também em outros cronistas.</p> 2023-05-13T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Joyce Alves https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/59 História das escolas japonesas no Mato Grosso do Sul 2023-04-11T17:05:39+00:00 Markley Florentino de Carvalho markleyflorenti@gmail.com Alessandra Cristina Furtado alessandra_furtad@yahoo.com.br <p><em>História das escolas japonesas no Mato Grosso do Sul: espaços das memórias e das práticas de professores</em> reflete várias tendências e perspectivas presentes na recente produção sul-mato-grossense em diálogo com o cenário nacional e internacional sobre a temática da escolarização japonesa. A obra discute acerca da questão da imigração, da escola étnica, das práticas escolares e culturais, questões da política imigratória no Brasil, memórias de imigrantes, história das instituições escolares em diferentes olhares.</p> <p>Nas diferenças e semelhanças presentes na educação, traçamos formas singulares e outras características que permeiam as culturas em nosso contexto educacional. No campo da História da Educação, igualmente dessemelhanças e similitudes tracejam um mosaico identitário no cenário educacional brasileiro. A obra é uma coedição da Editora UEMS com a Paco Editorial.</p> 2023-04-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Markley Florentino de Carvalho, Alessandra Cristina Furtado (Organizador) https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/58 Manual de atividades de educação alimentar e nutricional 2023-04-03T18:21:10+00:00 Anaíza César Romero anaizaromero@outlook.com Paulo de Tarso Coelho Jardim paulo.tarso@uems.br André Barciela Veras barcielaveras@uems.br <p>As ações e atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) são ferramentas previstas no processo educacional nas escolas, visando estimular a promoção da alimentação saudável e favorecer a adoção de práticas alimentares adequadas e benéficas à saúde. As práticas de EAN são atividades práticas contínuas, permanentes, intersetoriais e multiprofissionais (profissionais da unidade de saúde, agentes de saúde indígena etc.) que empregam abordagens pedagógicas em trabalho conjunto com a comunidade escolar (professores, pais, direção), a fim de difundir a promoção à saúde nas escolas. Diante disso, a produção do Manual de atividades de educação alimentar e nutricional: Escola Municipal Cacique João Figueiredo Aldeia indígena urbana Terena, Sidrolândia/MS tem o intuito de contribuir na realização e no manejo de ativi- dades de EAN na Escola Municipal Cacique João Figueiredo, em Sidrolândia/MS, como um guia prático para o desenvolvimento de ações de promoção à saúde, com o objetivo de formar, nos estudantes, maior autonomia quanto a escolhas alimentares saudáveis, à valorização da cultura alimentar indígena e, consequentemente, à promoção à saúde.</p> 2023-04-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Anaíza César Romero, Paulo de Tarso Coelho Jardim, André Barciela Veras https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/52 Multidimensionalidade do turismo no Mato Grosso do Sul 2022-12-02T16:12:32+00:00 Simone Batista Mamede simone.mamede1@gmail.com Patrícia Cristina Statella Martins martinspatriciacristina@gmail.com <div class="page" title="Page 513"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>A obra busca retratar as peculiaridades e territorialidades do turismo no estado de Mato Grosso do sul, com base em pesquisas, relatos de experiências, trabalhos e estudos realizados nas últimas décadas, nessa Unidade Federativa. A obra aborda temas diversos, como planejamento, gestão, políticas públicas, formação, segmentos e estruturações turísticas no segundo mais novo estado do Brasil.</p> <p>A pluralidade dos diversos olhares, fazeres e saberes e o amálgama das diferentes dimensões que envolvem, direta e indiretamente, o turismo no Mato Grosso do sul fazem do livro uma referência para acadêmicos, professores, pesquisadores, educadores, gestores, formuladores de políticas públicas na área do turismo, cidadãs e cidadãos que reconheçam o setor como prática social e instrumento para a transformação social e a construção de territórios mais inclusivos, justos e sustentáveis.</p> </div> </div> </div> 2022-12-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Simone Batista Mamede, Patrícia Cristina Statella Martins (Organizador) https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/50 Meu amigo Vinícius 2022-11-08T17:58:14+00:00 Diniz da Cunha Silveira professor_diniz@hotmail.com <p>Meu amigo Vinícius é uma história contada com desenhos e frases que retratam a amizade dos colegas de sala de aula com o garoto autista Vinícius.</p> <p>O livro apresenta um espaço de acolhimento, inclusão e diversidade, onde todos podem conviver, se desenvolver, trocar experiências e aprendizados.</p> 2022-11-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Diniz da Cunha Silveira (Organizador) https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/45 Reserva Particular do Patrimônio Natural e Educação Ambiental 2022-07-29T16:15:22+00:00 Leandro Marciano Marra marra@uems.br Ana Luzia de Almeida Batista Martins Abrão analuziama@gmail.com <p class="p1">Reservas Particulares do Patrimônio Natural como “laboratórios vivos” a “céu aberto”, integrando natureza e academia, construindo um caminho por meio do qual a sociedade apresenta as demandas para a universidade, que, utilizando o ensino, a pesquisa e a extensão, pavimenta uma via de mão dupla com início em terras legalmente protegidas e com fim materializado e eternizado nesta obra, em diferentes endereços, por intermédio da Educação Ambiental.</p> <p class="p1">Com base em conhecimento técnico, informações e soluções práticas, os organizadores propõem uma importante reflexão sobre o papel das instituições e da sociedade no desenvolvimento territorial sustentável, alicerçado no uso de inovações ambientais, contribuindo para o crescimento econômico e gerando tecnologias sociais.</p> 2022-08-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Leandro Marciano Marra, Ana Luzia de Almeida Batista Martins Abrão (Organizador) https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/29 História da educação das mulheres 2022-04-08T14:23:47+00:00 Nilce Vieira Campos Ferreira nilcevieiraufmt@gmail.com Sandra Jung de Mattos sandrajmattos@gmail.com Yésica Paola Montes Geles yesica.montes.g55@gmail.com <p>História da educação das mulheres: entre agulhas, prendas domésticas e magistério (Mato Grosso/Brasil e Caribe/Colômbia) apresenta análise de fontes primárias e secundárias a respeito da escolarização feminina em Mato Grosso no início da República brasileira, identificando diversos tipos de documentos ainda desconhecidos e não catalogados que mostram como a educação para as mulheres foi idealizada. Aliada a essa análise, a obra discute a educação mirando a escrita de uma história da educação feminina em Mato Grosso, estado situado na região Centro-Oeste, na divisa com Rondônia, mais ao Norte do Brasil, em comparação com o Departamento de Bolívar, na Colômbia, na região conhecida como Caribe colombiano, regiões com as quais as autoras compartilham espaços de ensino, pesquisa e extensão.</p> <p>Perpassa a obra a concepção de que ela traz consigo contribuição substancial no campo da historiografia da educação, particularmente, ao se considerar as representações – possivelmente, sedimentadas – de mulheres, oriundas de processos de restrição a determinados papéis femininos. As autoras abordam como papeis femininos "adequados" foram reafirmados constantemente na escolarização das mulheres, o que acabou por dificultar movimentos de autonomia e de emancipação feminina frente ao projeto de transformação social proposto pelos republicanos.</p> 2021-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Nilce Vieira Campos Ferreira, Sandra Jung de Mattos, Yésica Paola Montes Geles https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/28 Do germinar das sementes à colheita dos frutos 2022-04-08T13:13:07+00:00 Natalia Costa Soares ncsoares.botanica@gmail.com Valdir Lamim Guedes Junior lamimguedes@gmail.com <p>Compreendendo a importância dos estudos em botânica e da produção de conhecimento sobre as plantas, suas interações ecológicas e sua relevância socioambiental, buscamos, com este livro, demonstrar como as pesquisas na área da biologia vegetal são pensadas, elaboradas e desenvolvidas. Procuramos abordar os processos envolvidos na elaboração de um trabalho científico, com ênfase na subárea da ecologia vegetal. Assim, a maioria dos capítulos deste livro refere-se a estudos que analisaram as relações entre os organismos vegetais e seu ambiente biótico e abiótico. Uma atenção ainda mais especial foi dada aos estudos de ecologia da polinização, que tratam, portanto, da relação evolutiva entre as plantas e seus polinizadores.</p> <p>O livro é composto por 13 capítulos de 30 autores vinculados a 11 instituições brasileiras de ensino e pesquisa das cinco regiões do país, além de uma universidade chilena e uma argentina. Esperamos que este trabalho conjunto contribua para uma maior compreensão sobre a ciência botânica, sendo uma leitura leve, útil e agradável a todos!&nbsp;</p> 2021-10-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Natalia Costa Soares, Valdir Lamim Guedes Junior (Organizador) https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/27 Plantas do gênero Campomanesia 2022-04-08T12:54:21+00:00 Claudia Andrea Lima Cardoso claudia@uems.br <p>A proposta de Plantas do gênero Campomanesia: potenciais medicinal e nutracêutico é fazer uma síntese de estudos científicos e potencialidades das plantas do gênero Campomanesia – em geral, popularmente conhecidas como guavira e guabiroba –, cuja essência se confunde com a história de Mato Grosso do Sul. Bonito e guavira são a união perfeita das belezas de Mato Grosso do Sul, considerando sua importância cultural, bem como a tradição do Festival Anual da Guavira. Os estudos científicos têm mostrado potencial para elaboração de produtos com viabilidade econômica, que incentivam a preservação das espécies e a economia local.</p> 2021-09-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Claudia Andrea Lima Cardoso (Organizador) https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/26 Manual de redação técnica para ciências agrárias 2022-04-08T12:43:29+00:00 Alfredo Raúl Abot arabot@uems.br Paulo Eduardo Teodoro arabot@uems.br Caio Cézar Guedes Corrêa caiocagronomo@gmail.com <p>A proposta desta obra é auxiliar acadêmicos(as) das Ciências Agrárias na utilização da escrita científica, melhorando, assim, a qualidade dos materiais apresentados à publicação e auxiliando na preparação dos (as) discentes de Iniciação Científica.</p> <p>A obra divide-se em duas partes: elaboração do projeto de pesquisa e escrita de artigo(s) científico(s). Há conceitos e estruturas de escrita que facilitarão o entendimento do(a) leitor(a) de como montar o material a ser submetido à apreciação para publicação. Temos certeza de que este Manual será uma ferramenta a mais para auxiliar aqueles que iniciam na vida acadêmica e científica.</p> 2021-09-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Alfredo Raúl Abot, Paulo Eduardo Teodoro, Caio Cézar Guedes Corrêa https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/3 Estudos contemporâneos sobre a responsabilidade civil 2022-03-30T16:54:00+00:00 Carlos Eduardo Malinowski carlos_em@uol.com.br Diego Bianchi de Oliveira diegobianchi@uems.br <p>O livro Estudos contemporâneos sobre a Responsabilidade Civil no Brasil foi cuidadosamente elaborado pelos professores e acadêmicos da UEMS Unidade de Naviraí e convidados, abordando vários aspectos jurídicos do Direito Privado brasileiro. Nesta obra, os autores buscam compatibilizar a cultura jurídica aos elementos do cotidiano, adequando os princípios civilistas a uma visão englobadora da dignidade humana. Os esforços somados apresentam aos leitores uma obra didática e com alta densidade argumentativa.</p> 2021-08-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Editora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/25 Diversidade na educação 2022-04-07T13:41:01+00:00 Maria José de Jesus Alves Cordeiro profamaju@gmail.com Beatriz dos Santos Landa bialanda@uems.br Cíntia Santos Diallo cintia@uems.br <p>Com a perspectiva de evidenciar as produções que tratam da temática da diversidade elaboradas por pesquisadoras e pesquisadores, especialmente graduandos, de diferentes universidades do estado de Mato Grosso do Sul (UEMS, UFGD, UFMS) e de Mato Grosso (UFMT), este e-book é a tentativa de dar visibilidade a um material que é fruto de reflexões de pessoas que estão no início de seus percursos acadêmicos, tendo, como fio condutor, a questão da produção de abordagens decoloniais, seja no conteúdo, seja na forma. A obra traz contribuições de estudantes negros e negras, indígenas, das classes populares, e, ao mesmo tempo, artigos de docentes (UCDB) que discutem as experiências com esses segmentos e sua permanência nas IES. A</p> <p>organização do e-book tem como intento proporcionar visibilidade aos campos da diversidade, do currículo, da formação docente, na compreensão de que outra universidade é possível ao se propor a discutir temas ainda pouco valorizados, temas marginalizados, apresentando as perspectivas de grupos subalternizados, com metodologias construídas pelos indivíduos e comunidades com os quais os diálogos foram estabelecidos, buscando a simetria de saberes e conhecimentos. Trata-se de resultados de Trabalhos de Conclusão de Curso, de Mestrado e de pesquisas com grupos colocados à margem da sociedade realizadas em ambientes escolares e em universidades.</p> 2021-07-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Beatriz dos Santos Landa, Cíntia Santos Diallo (Organizador) https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/23 Psicopatologia da infância e da adolescência 2022-04-07T12:42:08+00:00 José Carlos Rosa Pires de Souza jcrps1@uems.br Neomar Souza jcrps1@uems.br Bruno Massayuki Makimoto Monteiro brunoftmakimoto@hotmail.com <p>Este livro tem a intenção de trazer informações básicas sobre a psicopatologia da infância e da adolescência. É útil não só aos estudantes e profissionais de saúde, mas aos pais, cuidadores, curadores, responsáveis e educadores. Aborda o desenvolvimento neuropsicomotor infantil e púbere normal e suas psicopatologias mais comuns, sempre com uma visão integral do ser humano. Discutem-se os critérios diagnósticos dos transtornos da infância e da adolescência mais prevalentes, por meio das atuais classificações de doenças mentais (CID-10, CID-11 e DSM-5), além de comorbidades, etiologias (causas), tratamento multidisciplinar e transdisciplinar e aspectos preventivos.</p> 2021-06-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 José Carlos Rosa Pires de Souza, Neomar Souza, Bruno Massayuki Makimoto Monteiro https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/24 Olhando através de um caleidoscópio 2022-04-07T13:01:44+00:00 Valdir Lamim Guedes Junior lamimguedes@gmail.com <p>Os textos apresentados neste livro nasceram de iniciativas de pessoas que percebem ser capazes de fazer a diferença em trabalhos de educação ambiental, seja nas escolas, seja nas comunidades mais carentes, junto a trabalhadores ou às populações atingidas pela desigualdade socioambiental que grassa o Brasil da região norte à região sul. São educadores que se preocupam com rios, mares, cidades e os mais diferentes seres vivos que compõem a nossa megabiodiversidade, que nos orgulha, mas que vive constantemente ameaçada por interesses econômicos que desconsideram a intrínseca relação entre qualidade de vida e preservação dos mais diferentes ecossistemas.</p> <p>Nesse sentido, para além de atuar diretamente com os sujeitos, com as comunidades, realizando suas atividades de pesquisa e de ensino, esses educadores se propõem a escrever. É importante compreender esse trabalho de escrita como um exercício de autoconhecimento, de avaliação, de construção de identidades e de aproximação de coletivos. Afinal, ao participar da elaboração de tal obra, podemos nos conhecer e compartilhar leituras, experiências e vivências, pensar como podemos dialogar e, quem sabe futuramente, estabelecer parcerias e novas ações.</p> <p>Entretanto, a dimensão mais especial deste livro é se constituir em mais uma obra de divulgação científica que retrata ser possível fazer a diferença pela educação, pela ciência, pela arte. Os diferentes capítulos nos mostram que podemos lutar contra as exclusões, as injustiças e a destruição do que nos sustenta e nos encanta. Uma obra para conhecer mais sobre seres vivos, biomas e o mais importante: sobre pessoas que são movidas por saberes, pela criatividade e pela indignação em prol do conhecimento, da justiça, da liberdade e da vida de todos os seres vivos.</p> 2021-06-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Valdir Lamim Guedes Junior (Organizador) https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/22 Educação e Territorialidade 2022-04-08T14:39:05+00:00 Walter Roberto Marschner waltermarschner@ufgd.edu.br Cássio Knapp waltermarschner@ufgd.edu.br <p>A obra Educação e territorialidade procura abordar em seus diferentes capítulos elementos que fundamentam os regimes de conhecimento das populações do campo, indígenas e camponeses, diante daquilo que se manifesta em suas diferentes territorialidades e seu agir educacional, seja por meio da expressão escolar ou não. O livro pretende ainda reunir elementos teóricos e práticos importantes nos debates do Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidades (PPGET), curso de mestrado da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) inaugurado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no ano de 2019. Contempla assim estudos com foco na análise das políticas públicas articuladas com os desafios oriundos dos processos da ocupação de territórios e contribuindo para a capacitação teórica e metodológica de pesquisadores do desenvolvimento territorial, em suas múltiplas dimensões: política, ambiental, econômica e social, formulando referências para o incremento da gestão e autonomia por parte de seus agentes.</p> 2021-04-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Walter Roberto Marschner, Cássio Knapp (Organizador) https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/21 Manual de procedimentos a serem adotados para a realização de testes rápidos em instituições de longa permanência para idosos 2022-04-05T13:33:44+00:00 Christine Grützmann Faustino christinefaustino@uems.br Inara Pereira da Cunha christinefaustino@uems.br Juceli Gonzalez Gouveia christinefaustino@uems.br Márcia Regina Martins Alvarenga marciaregina@uems.br Marcos Antonio Nunes de Araujo marcosojuara@uems.br <p>O advento da pandemia de COVID-19 impôs vários desafios a diversos setores da sociedade, incluindo as Instituições de Longa Permanência para Idosos, especialmente vulneráveis devido ao perfil de residentes destas instituições, em geral, idosos frágeis com fatores de risco para o surgimento do quadro grave da doença. Profissionais da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (ESP/MS), vinculada à Secretaria do Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS), elaboraram projeto de extensão universitária para apoiar essas instituições e visitaram algumas ILPIs para realizar testes rápidos de detecção de COVID-19 em idosos e funcionários. À medida que as visitas foram realizadas, os procedimentos adotados foram registrados para que houvesse padronização das condutas. Os registros subsidiaram a elaboração deste manual, que tem por finalidade descrever procedimentos adotados antes, durante e depois das visitas em ILPIs, com o propósito de rastrear, por meio da realização de testes rápidos em idosos e funcionários, possíveis casos de indivíduos contaminados com COVID-19. A primeira parte deste texto apresenta, portanto, a descrição dos cuidados e das etapas necessárias para a realização dos testes rápidos qualitativos para triagem e auxílio diagnóstico em ILPIs de modo organizado e seguro. A segunda parte descreve recomendações a serem realizadas por equipes externas às ILPIs para a prevenção de casos de COVID-19 entre idosos e funcionários.</p> 2021-04-13T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Christine Grützmann Faustino, Inara Pereira da Cunha, Juceli Gonzalez Gouveia, Márcia Regina Martins Alvarenga, Marcos Antonio Nunes de Araujo https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/20 A família colorê 2022-04-05T13:18:19+00:00 Ronaldo Rodrigues Moises professorronaldoef@gmail.com <p>Este livro conta a história de uma família diferente, em que todos são coloridos. Isso, para eles, não faz muita diferença, mas a vida fica uma confusão quando eles descobrem que a mamãe está grávida de uma menina azul. O que será que vai acontecer com A Família Colorê?</p> 2021-03-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Ronaldo Rodrigues Moises https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/19 Cenário da gestão municipal de Dourados-MS 2022-04-05T13:04:20+00:00 Eliane Souza de Carvalho elisocar@uems.br Mariclei Przylepa elisocar@uems.br Maria Alice de Miranda Aranda elisocar@uems.br <p>A presente obra constitui-se de textos que objetivam evidenciar e analisar as Políticas Educacionais efetivadas no município de Dourados no governo do Partido dos Trabalhadores, período de 2001 a 2008. Essa obra é uma coletânea, composta por onze capítulos que abordam temáticas que circunscreveram o campo das políticas e da gestão educacional efetivadas em âmbito municipal, no período destacado. Salienta-se que a materialização das ações de gestão e de políticas é concebida a partir de diversos “olhares” por pesquisadores que compõem a obra, e, assim, manifestaram suas análises acerca dos retrocessos, permanências e/ou avanços na Educação Pública Municipal. Busca-se com essa obra suscitar contribuições significativas aos gestores educacionais, bem como aos estudiosos do tema, nas tomadas de decisões acerca da Política Pública Educacional, visando a qualificação de ações, projetos e programas, no sentido de transformar essa política em política de Estado. Parafraseando Freire, não sendo no silêncio que os homens se fazem, mas nas palavras, no trabalho, nas práticas de ação-reflexão, convida-se a leitura e a problematização, com muitas discussões e debates a obra “Cenário da gestão municipal de Dourados-MS: a política educacional no período de 2001 a 2008”.</p> 2021-02-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Eliane Souza de Carvalho, Mariclei Przylepa, Maria Alice de Miranda Aranda (Organizador) https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/18 Acrósticos no aprendizado da psiquiatria 2022-04-05T12:53:33+00:00 José Carlos Rosa Pires de Souza jcrps1@uems.br Mateus da Silveira Cespedes mateus.cespedes19@gmail.com Vítor Cruz Rosa Pires de Souza josecarlossouza@uol.com.br <p>Este livro tem como objetivo apresentar, em forma de acrósticos, alguns conceitos básicos da Psiquiatria. O ensino lúdico, conforme Jean Piaget e Lev Vygotsky, faz o aprendizado mais leve e relacionado às condições individuais de cada pessoa e sua interação sócio-cultural com o meio ambiente. E, também, David Ausubel considera esta ludicidade como uma forma significativa de aprendizagem. O presente livro se destina a qualquer interessado na Psiquiatria, seja estudante e profissional de saúde ou comunidade em geral.</p> 2020-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 José Carlos Rosa Pires de Souza, Mateus da Silveira Cespedes, Vítor Cruz Rosa Pires de Souza https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/17 Docência, diversidade e inclusão 2022-04-05T12:39:19+00:00 Lucélia Tavares Guimarães luguimaraes@uems.br Maria José de Jesus Alves Cordeiro profamaju@gmail.com <p>A organização dos textos que compõem este e-book, mais do que articular um material importante para os leitores do campo do currículo, da formação docente e da diversidade também lhes possibilita ter contato com elementos imprescindíveis para compreender melhor os desafios educacionais da atualidade. As discussões apresentadas, partem de resultados de pesquisas, algumas em fase inicial e outras já concluídas de alunos do Programa de Pós-graduação em Educação, da Unidade Universitária de Paranaíba (UEMS/Paranaíba) e de outros programas em Educação, de importantes Universidades brasileiras como: a UEL, Unesp-Araraquara e UFMS-Campo Grande, além de texto internacional que é resultado de pesquisas de professoras da Universidade de Barcelona e da Universidade de Rovira i Virgili, na Espanha.</p> <p>A coletânea que apesentamos é composta de doze (12) capítulos. Os capítulos estão organizados por aproximação temática e agrupados em quatro blocos. O primeiro bloco contempla importante discussão sobre a educação, gênero, políticas educacionais e de currículo. O segundo bloco tem como foco a Educação Especial com destaque para o assunto Transtorno de Espectro Autista (TEA) e as contribuições de Vygotski para o campo, além da educação Inclusiva e a escola. O terceiro bloco é composto por dois importantes trabalhos que tratam da escolarização na infância: um sobre as consequências e o papel da instituição escolar no trato da violência doméstica e o segundo trabalho aborda a questão do movimento corporal na educação infantil tendo como referencial teórico a pedagogia histórico-crítica. Por fim, fechando a coletânea, dois textos formando o quarto bloco, com abordagens que tratam da prática pedagógica, educação infantil, vinculadas a aprendizagem da matemática e da alfabetização.</p> 2020-03-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Lucélia Tavares Guimarães, Maria José de Jesus Alves Cordeiro (Organizador) https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/16 Geografia e economia 2022-04-05T12:27:42+00:00 Paulo Fernando Jurado da Silva pfjurado@uems.br Eliseu Savério Sposito pfjurado@uems.br Mateus Ubirajara Silva Santana mateus.santana89@gmail.com <p>O livro busca debater as interfaces entre a Economia e a Geografia. Trata-se de uma obra organizada com o apoio de diversos investigadores do país, sendo, portanto, plural e aberta ao debate. Não é, desse modo, um compilado unânime acerca do tema. Assim, não se tem por objetivo a apresentação enciclopédica, mas um texto lúcido e coerente sobre os diferentes pensamentos e abordagens que podem ser feitas por meio da leitura do espaço econômico. A indicação do livro é feita, por conseguinte, tanto aos geógrafos e economistas que tem como horizonte analítico tal discussão, em primeira instância, quanto aos profissionais de áreas afins e leigos que queiram ter uma aproximação com o assunto, uma vez que na proposição comparecem matérias como transportes, telecomunicações, indústria, financeirização, produção econômica do espaço, entre outras pautas urgentes e imprescindíveis que se fazem presentes na agenda cotidiana da sociedade.</p> 2020-03-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Paulo Fernando Jurado da Silva, Eliseu Savério Sposito, Mateus Ubirajara Silva Santana (Organizador) https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/14 UEMS 25 anos 2022-04-04T15:07:37+00:00 André Giulliano Mazini andremazini@uems.br Eduarda Rosa eduardarosa@uems.br <p>A obra tem por objetivo popularizar a história da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. O livro perpassa os momentos mais marcantes da Universidade, desde sua idealização, em 1979, passando pela sua criação em 1994, até o momento atual.</p> <p>Com linguagem coloquial e bem-humorada, a obra revela sobretudo: a força da Universidade, principalmente no interior do Estado, a importância que ela teve na transformação da educação básica sul-mato-grossense, seu pioneirismo na efetivação das ações afirmativas e seu atual momento de protagonismo em ações de internacionalizações.</p> 2019-09-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2019 André Giulliano Mazini, Eduarda Rosa https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/13 Literaturas Sul-Sul 2022-04-04T14:42:25+00:00 Ana Claudia Duarte Mendes acdmendes@uems.br Dejair Dionísio editorauems@uems.br Sara Pires Oliveira editorauems@uems.br <p>Mais do que um entroncamento físico, LITERATURAS SUL-SUL: NOVOS TRÂNSITOS se apresenta como um espaço em que, ao tecer diálogos acerca da condição pós-colonial e seus desdobramentos, estabelece cruzamentos ideológicos, teóricos e convida a academia a produzir e refletir acerca de literaturas que estão tão longe e tão perto.</p> <p>Essa é uma observação inevitável após a leitura de uma obra cujos textos apontam e denotam que somos um. Sul da América, América do Sul, África continental, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe ou Guiné Bissau, lusófonos (ou não), nos irmanamos abaixo da Linha do Equador, ou pouco acima dela. Ex-colônias, escravizados, explorados, expoliados. Independentemente de cronologia, nos fazemos representar por uma literatura cujos traços estéticos, no mais das vezes, insistem em contestar as relações de poder herdadas, transplantadas, impostas, adquiridas, imaginadas.</p> <p>Os encaminhamentos que se podem traçar a partir desses trânsitos estéticos, poéticos, literários, culminam em uma afirmação: Mais que reivindicar um lugar para o negro, para a negritude, os textos analisados apresentam, por meio de seus autores, um grito que chama atenção para um sentimento de pertença. Para uma africanidade e para uma brasilidade que se encruzam na resistência a caminhos culturais e artísticos de apagamento traçados ao longo de tempos de dominação colonial.</p> 2017-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2017 Ana Claudia Duarte Mendes, Dejair Dionísio, Sara Pires Oliveira (Organizador) https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/11 Infâncias escoadas 2022-04-04T14:12:54+00:00 Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência e Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso do Sul COMCEX - MS editorauems@uems.br <p>Num contexto de intensa mobilização, o movimento de defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes criou, em 2000, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse colegiado, com várias organizações e redes, visa realizar incidência política a fim que o Brasil se comprometa e construa uma política para infância e adolescência tendo o enfrentamento dessa grave violação de direito como uma das prioridades.</p> 2016-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2016 Everson Umada Monteiro; Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência e Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso do Sul COMCEX - MS https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/12 A reorientação curricular na rede municipal de ensino de Dourados - 2001 a 2008 2022-04-04T14:24:07+00:00 Eliane Souza de Carvalho elisocar@uems.br <p>Este livro é resultado da pesquisa de mestrado “Gestão do processo de reorientação curricular na rede municipal de ensino de Dourados (2001 a 2008)”. No período de 2001 a 2008 no município de Dourados, a gestão educacional foi chamada a assumir um novo papel, que ultrapassava a administração, supervisão e orientação do processo educacional numa visão tradicional. Agregou uma complexidade de ações, que iam desde o reconhecimento da função social da escola até as formas mais adequadas de condução do trabalho na escola, condições necessárias para que se aumentassem as chances de um ensino de qualidade e, consequentemente, e de aprendizagem no ambiente educativo. É neste recorte e com estas concepções que procuramos investigar como se deu a gestão da reorientação curricular no município de Dourados. Objetivamos caracterizar o processo participativo desenvolvido, trazendo a perspectiva de atores sociais envolvidos – gestores e professores –, um “corpus” documental, realizando observações para apreender as dificuldades, entraves e possibilidades referentes à implantação de um processo de reorientação curricular de natureza emancipatória, no contexto maior de democratização da educação municipal e tendo no horizonte a construção de uma Escola Cidadã em Dourados.</p> 2016-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2016 Eliane Souza de Carvalho https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/10 Ave`ñe'e 2022-04-04T13:55:55+00:00 Adão Ferreira Benites editorauems@uems.br Tonico Benites editorauems@uems.br Adilson Crepalde crepalde@uems.br <p>O sul do Mato Grosso do Sul é uma bela paisagem – um texto vivo arranjado na mistura de faunas e floras e de seres tecedores de linguagens que as enredam e nelas se enredam no andar da História. Dentre as formas de tecer linguagem, há uma antiga que resiste ao tempo, ao açoite “branco”, e que ousa viver em meio a tantas tecnologias de produzir sentido: a Avañe'e. O termo, usada pelos Kaiowá para referir-se à língua que falam – uma variação da língua guarani que agasalha muitas expressões nasalizadas e oxítonas, persiste como fábrica de metáforas que emergem do encontro entre seres e espaços.</p> <p>Com base nesses preceitos, a presente obra destina-se a não indígenas interessados em conhecer um pouco da língua e da cultura guarani-kaiowá. O livro traz diálogos privilegiando-se as situações de comunicação praticadas pelos não índios, traçando estratégia para ensinar conhecimentos da avañe’ẽ e, ao mesmo tempo, possibilitar elementos de comunicação entre indígenas e não índios.&nbsp;</p> 2015-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2015 Adão Ferreira Benites, Tonico Benites, Adilson Crepalde https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/5 O curso de enfermagem da UEMS 2022-04-01T13:26:52+00:00 Lourdes Missio lourdesmissio@uems.br <p>Este livro que é uma versão revisada da dissertação de mestrado em Fundamentos da Educação, intitulada O Curso de Enfermagem da UEMS: um estudo da primeira turma de egressos – 1998, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos, em dezembro de 2001, de Lourdes MIssio. A pesquisa teve por objetivo estudar a trajetória familiar, escolar e profissional dos Enfermeiros graduados na primeira turma do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Unidade de Dourados, no ano de 1998. Pretendeu, ainda, avaliar sua inserção no mercado de trabalho. Os resultados deste estudo propiciaram subsídios para contribuir com a melhoria do projeto pedagógico do Curso, o que foi alcançado, recentemente, quando de sua reformulação.</p> 2014-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2014 Lourdes Missio https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/6 Gestão ambiental em Mato Grosso do Sul 2022-04-01T13:49:55+00:00 Eliane Crisóstomo Dias Ribeiro de Barros editorauems@uems.br Eliane Maria Garcia editorauems@uems.br <p>Este livro é um marco comemorativo aos 35 anos da gestão ambiental no Estado de Mato Grosso do Sul. Ele é especialmente dedicado a todos os servidores do estado, indistintamente, que ao longo destes 35 anos dedicaram suas atividades à gestão ambiental. Os frutos hoje colhidos são resultantes de muito empenho e conquistas, méritos do respeitável esforço desses servidores, a quem agradecemos admiravelmente.</p> 2014-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2014 Eliane Crisóstomo Dias Ribeiro de Barros, Eliane Maria Garcia (Organizador) https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/7 Fundamentos básicos do espeleoturismo 2022-04-01T14:41:42+00:00 Heros Augusto Santos Lobo editorauems@uems.br <p>Este livro vem enriquecer a literatura ao abordar com sensatez, coerência e conhecimento de causa a questão delicada do impacto do turismo em cavernas. A organização dos temas e sua fundamentação conferem a todo o trabalho um alto grau de credibilidade. Outro destaque é o aspecto didático da obra, que oferece uma conclusão a cada final de capítulo e sugere atividades a serem executadas como <em>modus operandi</em> para se aprofundar no estudo do tema analisado.</p> 2014-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2014 Heros Augusto Santos Lobo https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/8 DOF (Departamento de Operações de Fronteira) 2022-04-01T14:52:15+00:00 André Martins Barbosa andremartins@uems.br <p>O livro tem como objetivo central estudar uma unidade de integração das Polícias Judiciária e Militar no estado de MS, como construção viável, na formação de Políticas Públicas sobre segurança.</p> 2014-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2014 André Martins Barbosa https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/9 Bioestatística aplicada ao movimento humano 2022-04-01T15:12:56+00:00 Odival Faccenda fac@uems.br Lourdes Lago Stefanelo stefanelo@uems.br <p>Neste livro, pretendemos apresentar os conteúdos introdutórios de estatística aplicados aos ensaios do movimento humano. O objetivo é apresentar as ferramentas estatísticas como recursos auxiliares de análise e interpretação dos resultados de pesquisas executadas por alunos no decorrer do curso. Pretende-se, com isso, apresentar subsídios ao leitor, com técnicas de análise que possam auxiliar na interpretação, organização e apresentação dos dados provenientes de seus estudos. Com esse propósito, utilizaram-se dois exemplos de pesquisa que podem servir de apoio no direcionamento de atividades correlatas.</p> 2014-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2014 Odival Faccenda, Lourdes Lago Stefanelo https://livros.uems.br/index.php/Editora/catalog/book/4 Por uma nova textura histórica 2022-04-01T13:07:04+00:00 Renata Lourenço renatalourenco@uems.br <p>Este livro proporciona um estudo sério da tessitura do movimento de professores indígenas guarani/kaiová, fruto da conscientização desses professores de que a construção da cidadania desejada só seria possível em conjunto num movimento social organizado, na busca para que seus direitos conquistados, no plano formal, fossem traduzidos em políticas públicas compatíveis.</p> 2013-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2013 Renata Lourenço