Submissões

Realizar um cadastro e consequente login são necessários para submeter trabalhos e acompanhar a situação de submissões correntes. Login em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Verificação da submissão

Como parte do processo de submissão, é necessário que os autores verifiquem que sua submissão atende aos seguintes requisitos, sendo que elas serão devolvidas submissão que não atendam a estas diretrizes.
  • A submissão não foi publicada anteriormente, e não está em outra editora para consideração (ou uma explicação foi oferecida em Comentários ao editor).
  • O arquivo de submissão está no formato Microsoft Word, RTF, ou OpenDocument.
  • URLs para as referências foram informadas, quando disponíveis.
  • O texto está formatado conforme as Normas para Publicação estabelecidas pela Editora.
  • O texto segue as normativas estabelecidas nas Diretrizes para Autores.

Diretrizes para autores

As diretrizes para submissão de originais seguem as normativas previstas no Edital nº 023/2022/PROEC/DP-EDITORAUEMS.

1 Da inscrição

1.1 A obra proposta pode ser de autoria individual ou coletiva. Em caso de obra coletiva, o número de organizadores deverá ser de até três. Cada organizador poderá ser autor de até dois capítulos da obra.

1.2 Para serem publicados com a chancela da Editora, os textos devem ser inéditos e se enquadrar em uma das seguintes linhas editoriais:

I. Acadêmica: textos oriundos de pesquisas acadêmicas (teses, dissertações e monografias);

II. Técnico-Científica: obras de divulgação de conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos que não tenham caráter didático;

III. Apoio Didático-pedagógico: obras voltadas para o suporte às diversas práticas pedagógicas desenvolvidas nos ambientes de educação formal e informal, sobretudo às ações de ensino, pesquisa e extensão.

1.3 As obras originadas de teses ou dissertações devem ser reformuladas para apresentação em formato de livro, conforme definição da norma ABNT 6029.

1.4 Podem encaminhar originais para esta chamada:

a) docentes e técnicos administrativos da UEMS;

b) autores externos;

c) pesquisadores e discentes vinculados a Grupos de pesquisa ou a programas de Pós-graduação.

1.5 A submissão deverá ser efetuada exclusivamente pelo Portal de Livros da UEMS. Não serão aceitas propostas enviadas por qualquer outro meio, seja eletrônico ou físico. A apresentação do original deve obedecer aos seguintes critérios:

  • Arquivo digital da obra, sem identificação de autor(es)/organizador(es) e da instituição pesquisadora (em sumário, início de capítulos e corpo do texto, ou qualquer elemento que possa identificar a autoria) para envio do texto aos pareceristas, devendo estar no formato de documento do Word (.doc ou .docx) ou Libre Office (.odt);
  • O texto deve, OBRIGATORIAMENTE, conter sumário, apresentação da obra escrita pelos autores/organizadores e texto de quarta capa (sinopse contendo entre 500 e 1000 caracteres ou máximo de 10 linhas). Prefácio, dedicatória, epígrafe, listas e outros elementos são opcionais;
  • Os originais deverão ser apresentados em formato de livro, conforme a norma ABNT 6029:2006, seguindo, também, as normas para a publicação da Editora UEMS, disponíveis na seção Normas para publicação (https://livros.uems.br/index.php/Editora/normas-publicacções).

1.6 Os dados dos autores/organizadores e da obra devem ser inseridos diretamente no sistema. Todos os autores/organizadores da obra devem ser cadastrados e, em caso de obras coletivas, somente o(s) dado(s) do(s) organizador(es) deve(m) ser cadastrado(s). O cadastro deve respeitar as seguintes diretrizes:

  • Nome completo e sem abreviatura; Apresentação de minicurrículo do(s) autor(es)/organizador(es) responsáveis pela obra, baseado no resumo do lattes, contendo entre 10 e 12 linhas.
  • Inserção do nome e sigla da instituição/afiliação que o autor/organizador pertence; Inserir links do currículo lattes e do OrcID.

2  Da condição de participação

2.1 Será aceito o trabalho que apresentar correção linguística condizente com a natureza do gênero textual, observando a nova ortografia da língua portuguesa, e que estiver em acordo com as normas da ABNT;

2.2 O texto deve ser apresentado nos seguintes formatos:

2.2.1 Livros: publicação não periódica com número de páginas acima de 49 e máximo de 300, excluída a capa, e que seja objeto de Número Internacional Normalizado para Livro (ISBN);

2.2.2 Folhetos: materiais elaborados por servidores e acadêmicos da UEMS bem como pela comunidade externa para utilização nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Deverão ter entre 05 a 49 páginas.

2.3 O texto deve estar em folha tamanho A4, com entrelinhas 1,5 (um e meio) e fonte Times New Roman tamanho 12. As margens do texto devem respeitar o seguinte espaçamento: esquerda e superior, 3 (três) cm; direita e inferior, 2 (dois) cm. O texto deve, também, respeitar as Normas para publicação da Editora UEMS.

3 DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E PUBLICAÇÃO DA OBRA

3.1 A obra será analisada com relação aos requisitos estabelecidos nos itens anteriores; aquela que não atender às exigências do edital será devolvida ao(s) autor(es)/organizador(es) para readequação e, caso seja de seu interesse, futura submissão. O trâmite da obra segue conforme o seguinte fluxo editorial:

Fluxo editorial da Editora UEMS (clique para visualizar)

3.2 Após aprovação final, a versão digital dos livros e folhetos será disponibilizada no portal de livros da UEMS. O acesso às versões digitais será público, com a possibilidade de download gratuito de obras, garantindo e assegurando o direito autoral com a adoção de procedimentos tecnológicos e licenciamentos específicos.

Declaração de privacidade

Os nomes e endereços de e-mail informados nesta editora serão usados exclusivamente para os propósitos da mesma e não serão divulgados ou oferecidos para nenhum outro propósito ou a terceiros.